top of page

ESCOLA E COMUNIDADE: OS NOVOS MEDIADORES  INFORMACIONAIS[1]

BRITO, Pâmella Gomes de(pamellagomezz@gmail.com)[2];
DAVID, Nivaldo Antônio Nogueira(ndavid@terra.com.br)[3].

INTRODUÇÃO

 

     Esta é uma atividade de pesquisa com vistas a implementação de novas ferramentas informacionais na escola, sendo está parte de um total de 10 atividades do projeto PIBID: Contribuições para a Formação Inicial de Professores de Educação Física a partir do Trabalho Coletivo- FEF/UFG/PIBID - financiado pela CAPES. O projeto objetiva contribuir com a formação de professores em Educação Física dentro da perspectiva pedagógica do trabalho coletivo, privilegiando a ação participativa dos sujeitos, via pesquisa-ação (DAVID, 1997; THIOLLENT, 1985). As atividades de pesquisa/intervenção estão sendo realizadas em duas escolas da rede Municipal de Goiânia com vistas a melhorar a comunicação e, ao mesmo tempo, ampliar a compreensão de totalidade da realidade escolar. As ações buscam auxiliar os diálogos visando superar  o acelerado processo de ruptura comunicativa entre a escola e a família e entre escola e comunidade.

 

METODOLOGIA

     O PIBID/FEF iniciado em maio de 2010, conta com a participação de 10 bolsistas, 2 supervisores e 1 coordenador pedagógico, tem por base metodológica o trabalho coletivo que se desenvolve a partir da perspectiva da pesquisa-ação. O projeto visa avançar nas dificuldades existentes na formação docente, assim como, superar a falsa dicotomia existente entre formação básica e formação superior, sendo esses objetivos traçados com vistas a compreensão da totalidade.  A princípio baseado em ações crítico-reflexivas o grupo buscou a capacitação/apropriação teórica por meio de seminários e leituras, para que a aproximação com a realidade não acontecesse de forma idealizada ou mesmo discriminatória. Por tanto é um projeto que se orienta por constantes apropriações e reflexões da realidade e por divisões de tarefas entre o coletivo.

     Diante da realidade observada e das necessidades apresentadas pelas escolas campo (Escola Professora Cleonice Monteiro Wolney e Escola Aristoclides Teixeira), o PIBID/FEF  elencou 10 atividades e dentre estas a aqui descrita Blogando o PIBID e as Escolas que consiste na  criação de ferramentas de interlocução (Blog  escolas campo[4]) e site[5] no Projeto PIBID/FEF objetivando estabelecer diálogos educativos entre as instituições e a comunidade.

 

OBJETIVOS

 

  • Divulgar as atividades desenvolvidas pelo PIBID/FEF na rede mundial de computadores;
  • Estabelecer diálogos educativos entre as instituições (PIBID/FEF e Escolas) e a comunidade;
  • Ampliar as relações entre escola e comunidade.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

     O direcionamento crítico-reflexivo dado as atividades desenvolvidas tem se apresentado enquanto elemento gerador de novas ações dos atores envolvidos já que o conhecimento das práticas educacionais cotidianas pressupõem o envolvimento com a realidade, para repensá-la e agir sobre ela.
Dessa forma é possível dizer que os mediadores informacionais construídos ampliaram as relações de forma concreta entre escola e comunidade, através da divulgação de informações, de conhecimentos, prestação de contas e, em certo sentido, prolongaram os espaços da escola contribuindo para a  formação de diferentes atores sociais que buscam interlocução com a educação. A prova concreta está nas diferentes demandas que vem surgindo neste processo de implantação e nas respostas dadas pela comunidade, inclusive, de pessoas distantes das escolas, por meio de comentários sobre o projeto na universidade, o conhecimento acerca do que faz a escola e os conteúdos apresentados nas atividades desenvolvidas.
     O coletivo de bolsistas do PIBID/FEF tem percebido a importância desta ferramenta no processo de capacitação e de transparência de suas atividades junto a comunidade universitária. Não há dúvidas que os espaços virtuais criados se constituem num importante veículo de comunicação dialógica e de opção de visibilidade, trocas de conhecimentos e aprendizado educativo além de ser uma estratégia pedagógica eficaz para aproximação da escola com os alunos, a família e a comunidade. Trata-se de um novo canal de comunicação, de linguagem e de mediação social de amplo alcance e fácil retorno para divulgar o que se produz na educação e uma ferramenta em processo constante de aperfeiçoamento pelo coletivo.
________________________________________________________________

[1] Pesquisa financida pela Capes
[2] Acadêmica bolsista PIBID da FEF/UFG
[3] Professor Coordenador do PIBID FEF/UFG
[4] http://www.wix.com/escolamat1/escolaaristoclides e http://www.wix.com/escolamcmw/escolacleonice
[5] http://www.wix.com/pibid2011/pibid---fef
________________________________________________________________

REFERÊNCIAS

 

DAVID, N. A., N. Contribuições do método participativo para a capacitação de professores de Educação Física escolar. Revista Pensar a Prática. Goiânia. FEF/UFG. CEGRAF v.1 n.1 p. 59/73, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa- ação. São Paulo: Cortez/Autores Associados. 1985.

bottom of page