top of page

O PROJETO

SUBPROJETO

 

        O projeto PIBID/FEF inciado em agosto 2010 tem como base metodológica a participação ativa dos sujeitos (trabalho coletivo) com vistas à construção das atividades segundo a perspectiva da pesquisa-ação (DAVID, 1997; THIOLLENT, 1985). Os diagnósticos sobre a realidade escolar ocorrerão, via ação investigativa do sujeito-coletivo, sobre as práticas cotidianas das duas escolas envolvidas, sobre as práticas formativas (curriculares) dos acadêmicos da licenciatura, nas experiências dos coordenadores, supervisores e professores de Educação Física, numa ação pautada pela revelação dos fatores potenciais de mudanças (DAVID, 1998, p 59-73). As ações do grupo, baseadas nas ferramentas crítico-reflexivas, visam capacitar o coletivo no sentido de um agir sobre a realidade da escola e de seu meio social. 

    O planejamento das atividades deve se referenciar nos problemas e nas necessidades da comunidade educacional e da sociedade (sem esquemas pré-concebidos ou ações idealizadas) obedecendo a sucessivas sistematizações, em acordo com os procedimentos de investigação da pesquisa-ação. Trata-se de um processo que realiza constantes apropriações por meio de reconstruções problematizadoras, planejamento e divisão de tarefas no coletivo com vistas a superar problemas comuns.

         A orientação metodológica sugere que: 1) a temática geradora se relacione com o assunto/eixo gerador de toda a pesquisa-ação mantendo a referência de análise, a reflexão, o diagnóstico preliminar e o aprofundamento de conhecimentos; 2) a ação coletiva definirá as características, as experiências, as inquietações, os compromissos e perspectivas de ação; 3) o tempo disponível, as tarefas, os diagnósticos, e as novas ações de pesquisas serão definidos no grupo em função das necessidades (DAVID, 1998, p.69). Na pesquisa-ação (proposta metodológica e técnica) os instrumentos privilegiados devem ser a observação, o processamento das informações e experimentação (THIOLLENT, 1985). Será construído um Banco de Dados (artigos, textos, livros, sites, vídeos) para dar suporte teórico-metodológico ao grupo no desenvolvimento das atividades. A avaliação se pautará nas reflexões de cada ação-estratégica e nos resultados obtidos parcialmente pelo PIBID, tendo, como parâmetros, os seguintes questionamentos: 1) As atividades estão atingindo os seus objetivos? 2) O que estão indicando os resultados parciais no processo? 3) As atividades estão gerando formas superiores de organização do trabalho coletivo? 4) Que sugestões estão contribuindo para melhorar a prática? 5) Quais os erros metodológicos e as necessárias correções? 6) Quais procedimentos devem ser incorporados na nova ação? 7) Que tipo de conhecimento está se produzindo? (DAVID, 1998, p.71-72). No planejamento de trabalho da equipe PIBID/FEF, várias dinâmicas serão aplicadas visando diversificar papéis no grupo e democratizar as tarefas dos participantes nas experiências. Os objetivos se pautam em estimular a formação inicial de professores de Educação Física por meio do trabalho coletivo; possibilitar a intervenção direta na escola mediado por processos de pesquisa e ações de mudanças; divulgar e publicar os resultados do trabalho acadêmico por meio de relatos de experiências em eventos científicos, artigos científicos e publicação em revistas especializadas da área. O Projeto, desde os seus primeiros passos, objetiva responder à duas expectativas: a) capacitar os acadêmicos por meio de processos de participação coletiva - de dentro para fora e de fora para dentro - com vistas a recriar novas sociabilidades e aumentar a capacidade de tomada de decisão do grupo (BRANDÃO, 1985; DEMO, 2000); e b) preparar os acadêmicos no domínio de novas metodologias de ensino-aprendizagem, visando superar a pedagogia tradicional da Educação Física, via ação pedagógica compartilhada. Espera-se que, ao investigar e intervir na realidade da Educação Física e da escola, estejamos construindo novos interesses para a vida educacional e compromissos políticos com o trabalho docente nas escolas.

 

bottom of page